Bibliografia e agradecimentos
PRINCIPAIS FONTES CONSULTADAS
ALTER, Nora M. Chris Marker. Contemporary Film Directors. University of Illinois Press, 2006
​
BAZIN, André. On Why We Fight: History, Documentation, and the Newsreel (1946). In Film & History, vol. 31, núm. 1, 2001
​
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica. In Benjamin e a Obra de Arte – Técnica, imagem, percepção. Contraponto, 2012
​
BERNARDET, Jean-Claude. Caminhos de Kiarostami. São Paulo, Companhia das Letras, 2004
​
BONDANELLA, Peter. The Films of Roberto Rossellini. Nova York, Cambridge University Press, 1993
​
COSTA, Fabienne. Dérives d’Une histoire d’eau. 2005 (consultado em 18.05.2021)
​
DAMASCHKE, Sabine. Dismantling the German Myth of 'Trümmerfrauen. Deutsche Welle, 2014 (consultado em 26.06.2021)
​
DANIEL, Joseph. Guerre et Cinéma: Grandes Illusions et Petits Soldats 1895-1971. Paris, Armand Colin, 1972
​
GODSHALL, Zack. Let the Breeze Spell the Stream, or Learning How to Make a Film in Post-Katrina New Orleans. The Southern Review, Volume 51, Número 3, verão de 2015
​
GRAYBILL, Erin. Director Series: François Truffaut and Jean-Luc Godard’s Une histoire d’eau (1958). 2019 (consultado em 18.05.2021)
​
GROSS, Bernhard. The Relationship Between Film and History in Early German Postwar Cinema. In: Research in Film and History. The Long Path to Audio-visual History, 2018 (consultado em 15.03.2021)
GUARNER, José Luis. Roberto Rossellini. Tradução de Elisabeth Cameron, Nova York, Praeger, 1970
​
HABIB, André. Le Temps Décomposé: Cinéma et Imaginaire de la Ruine. Université de Montréal. 2008
​
HARRIS, Mark. Cinco Voltaram: uma História de Hollywood na Segunda Guerra Mundial. Tradução de Leonardo Alves. Rio de Janeiro, Objetiva, 2016
​
KAGAN, Norman. The War Film. Nova York, Pyramid, 1974
​
KARASEK, Hellmuth. Billy Wilder: e o resto é loucura. Tradução de Flávia Buchwaldt. São Paulo, DBA - Dórea Books and Art, 1998
​
LINDBLADH, Johanna. Representations of the Chernobyl catastrophe in Soviet and post-Soviet cinema: the narratives of apocalypse. 2019 (consultado em 19.04.2021)
MADSON, Ryan. Post-Stalker: Notes on Post-Industrial Environments and Aesthetics. 2019 (consultado em 19.05.2021)
​
MOLTKE, Johannes von. Ruin Cinema. In Ruins of Modernity. Londres, Duke University Press, 2010
​
MONTEIRO, Lúcia Ramos. Diante da catástrofe. Imagem em movimento, imagem-apagamento e cemitério marinho. 2018 (consultado em 13.04.2021)
​
MONTEIRO, Lúcia Ramos. L’Imminence de la Catastrophe au Cinéma. Films de Barrage, Films Sismiques. Tese de doutorado em estudos cinematográficos e audiovisuais. Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 / Universidade de São Paulo, 2013
MONTEIRO, Lúcia Ramos. Remaking a European, Post-catastrophic Atmosphere in 2000s China: Jia Zhangke’s Still Life, Iconology and Ruins. 2016 (consultado em 12.04.2021)
​
MOSKWYN, Cristina Maria Coelho. La Jetée: Uma Ficção no Tecido da Memória. Universidade Federal do Paraná, 2017
​
PYSIK, Agata. Toxic Ruins: the Political & Economic Cost of ‘Ruin Porn. 2013 (consultado em 20.05.2021)
​
ROSSELLINI, Roberto. My Method. Writings and Interviews. Editado por Adriano Aprà. Nova York, Marsilio Publ., 1992
​
ROSSELLINI, Roberto. Roberto Rossellini: Fragmentos de uma Autobiografia. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1992
​
SCHILLING MARK. In the Cinematic Wake of the Fukushima Nuclear Disaster. The Japan Times, 04.03.2015 (consultado em 09.05.2021)
​
SIMMEL, Georg. Die Ruine. Philosophische Kultur, Gesammelte Essays. 1911
​
SKANKOV, Nariman. The (Im)possible Translation of Nostalgia. Stanford University, 2009 (consultado em 07.06.2021)
​
SONTAG, Susan. A Imaginação da Catástrofe. In Contra a Interpretação. L&PM, 1987
VIRILIO, Paul. Guerra e Cinema. Tradução de Paulo Roberto Pires. São Paulo, Página Aberta, 1993
​
​
AGRADECIMENTOS
​
-
Rosane Nicolau por ver os filmes comigo e me ajudar a pensar.
-
Julio Cesar de Miranda pela insistência em que eu visse A Estrela Sussurrante, filme que despertou meu interesse por esta pesquisa.
-
Zack Godshall, Joana Hadjithomas e Khalil Joreige pela disponibilização de seus filmes.
-
Os diretores que me autorizaram a reproduzir pequenos trechos de suas obras.
-
Os muitos amigos da página "Bonde de referências" do Facebook, que me ajudaram a lembrar de filmes.
-
Os amigos da comunidade "Making Off" pela disponibilização de vários filmes.
-
Lúcia Ramos Monteiro pelo envio de sua tese e pelas muitas pistas encontradas em seus estudos.
-
Kamilla Medeiros pela colaboração semântica.
-
Catherine Arnaud pelo auxílio de um contato importante.
-
Fabricio Duque e Hans Mösl pela ajuda na formatação final.
​
Atendendo a pedido da cineasta Julia Zakia, menciono alguns dados da ficha técnica do seu curta Pedra Bruta: coprodução Superfilmes e Gato do Parque; Direção e fotografia: Julia Zakia; Com Georgette Fadel e Amela Vucina; Edição de som: Guile Martins.
​
Rio de Janeiro, inverno de 2021
​